Apresentando: ROUTE + QFSR

Valentine Vargas

Oi, meu nome é Valentine. Há algum tempo decidi que não queria mais explorar ninguém para estar na moda. Por isso passei a repensar minha forma de consumo em vários aspectos.

Hoje estou aqui para tentar mostrar porque consumo e lixo estão diretamente ligados e, consequentemente, porque o meu blog – Quem Faz Suas Roupas – tem tanto a ver com o Projeto Route.

 

O LIXO QUE VOCÊ PRODUZ ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AO SEU CONSUMO!

Parece óbvio agora, mas muitas vezes a gente nem se toca disso. Vamos analisar alguns aspectos e você aí do outro lado da tela vai fazendo sua auto avaliação.

CONSUMIR MUITO

Consumir mais do que o necessário é gerar mais lixo. Veja os EUA, o país símbolo do capitalismo e do consumo, também sustenta em seu currículo o título de país com maior produção de lixo no mundo, precisamente 2,5 kg por habitante por dia.

 

 

CONSUMIR PRODUTOS SEM QUALIDADE E DURABILIDADE

Você é daquelas pessoas que adora uma promoção? Não se importa com a qualidade do que compra e quanto tempo aquilo vai durar? O que importa mesmo é uma boa pechincha e muitas sacolas no final do dia? O que eu posso te dizer é que o barato sai caro, para você (já que comprar muito de algo ruim vai ser mais caro do que investir em uma coisa de qualidade) e para o nosso planeta (mais e mais lixo).

 

 

CONSUMIR PRODUTOS SEM CONHECER SUA ORIGEM

Eu sei (e acredite eu sei mesmo) o quanto é difícil mas como seria bom se conhecêssemos a forma e os envolvidos na produção do que consumimos, não é mesmo? Saberíamos suas condições de trabalho, o material utilizado, o que eles fazem com seus resíduos, o que fazem com produtos que não são vendidos e como tratam a água utilizada na produção.

Isso pode até ser difícil nos dias de hoje, mas não é impossível. Muitas empresas já se preocupam com produção responsável (todas deveriam, mas ok) e com conceitos antes ignorados, como: upcycle, zero waste e descarte responsável.

 

 

(Essas expressões são novas para você? Esse post e esse podem te esclarecer algumas coisas)

Bom, a cada quinze dias eu estarei aqui para conversamos, em um bate papo super informal, sobre porque seu consumo pode impactar diretamente no mundo onde você vive e como algumas medidas simples podem fazer toda a diferença!

 

 

Valentine – Criadora do blog “Quem Faz Suas Roupas?” e voluntária do Projeto Route.

 

Receba as novidades do ROUTE!

Quer ser avisado sobre as novidades e os eventos do Projeto Route?

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.

Curtiu? Comente!

About
Oi, meu nome é Valentine, mas pode me chamar de valen. Criadora do blog "Quem Faz Suas Roupas?" e voluntária do Projeto Route. Quero usar esse espaço para contar como venho tentando mudar minha forma de consumo e dividir com vocês as coisas legais que encontro por esse caminho.